SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número6Preditores de mudanças nos regimes terapêuticos para o tratamento de Aids em criançasDetecção e tipagem de vírus dengue em Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) na Cidade de Manaus, Estado do Amazonas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versão impressa ISSN 0037-8682

Resumo

SCHATZMAYR, Hermann G. et al. Infecções humanas causadas por poxvirus relacionados ao vírus vaccinia no Brasil. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2009, vol.42, n.6, pp. 672-676. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822009000600012.

A partir de 1999, infecções humanas por Orthopoxvirus vem sendo observadas em pelo menos oito estados no país, com a formação de vesículas as quais evoluem para pústulas e crostas, principalmente nos membros superiores e face, após contacto com bovinos apresentando lesões semelhantes no úbere. Alem das lesões na pele, foram descritas nos pacientes reações ganglionares axilares por vezes dolorosas, febre, cefaléia, fadiga, desidratação, anorexia, sudorese, artralgia e mialgia, evoluindo o quadro por três a quatro semanas. Lesão vulvar bem como transmissão intrafamiliar foram igualmente descritas. Estudos moleculares demonstraram que os poxvirus identificados são geneticamente relacionados a amostras do vírus vaccinia utilizadas no passado, nas campanhas de vacinação. Especimens clínicos de 80 infecções humanas foram estudados no laboratório e a infecção por orthopoxvirus confirmada em 68 casos. São apresentadas lesões observadas em pacientes bem como discutidas as implicações desta zoonose no Brasil.

Palavras-chave : Orthopoxvirus; Vírus vaccinia-like; Infecções humanas; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português