SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4Soroprevalência de anticorpos contra citomegalovírus em doadores de sangue do Sul do BrasilDisseminação Intrahospitalar de Pseudomonas aeruginosa em Hospital Universitário de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versão impressa ISSN 0037-8682

Resumo

CIRILO, Camila Aparecida; BARBOSA, Adriana Sierra Assêncio Almeida  e  ZAMBRANO, Érika. Nível do comportamento e conhecimento sobre o papilomavírus humano entre universitários do curso de enfermagem. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2010, vol.43, n.4, pp. 362-366. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822010000400005.

INTRODUÇÃO: O papilomavírus humano é uma das doenças sexualmente transmissível mais comum e a infecção persistente pelo HPV é considerada como a mais importante causa de câncer de colo de útero e chega a ser encontrado em mais de 98% deste tipo de câncer. O objetivo deste estudo foi determinar o nível de conhecimento sobre o HPV e correlacionar o ano em que está matriculado com os dados obtidos, entre estudantes do curso de enfermagem de uma instituição educacional privada localizada na Cidade de Bauru, SP. MÉTODOS: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado através de questionário que permitiu quantificar dado e opiniões garantindo a precisão dos resultados sem distorções de análise e interpretações, a pesquisa foi aplicada nos estudantes do 1º. 2º, 3º e 4º ano do curso de Enfermagem sendo selecionados de forma aleatória 20 alunos de cada ano, totalizando 80 estudantes de ambos os sexos, no mês de agosto de 2009. RESULTADOS: Observou-se que os alunos do 4º ano apresentaram um conhecimento superior aos alunos do 1º ano, tendo em vista o maior tempo de estudo, a falta de conhecimento dos alunos do 1º ano, deve-se ao baixo nível de informação adquirida antes de entra na faculdade. CONCLUSÕES: Faz-se necessária realização de estudos adicionais que demonstrem qual perfil e conhecimento de um maior número de adolescentes com relação ao HPV. É indiscutível a necessidade de campanhas educativas que possam suprimir a falta de informação, tornando os jovens menos susceptíveis à infecção pelo HPV e outras DST.

Palavras-chave : Estudantes de enfermagem; HPV; Prevenção e diagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês