SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4A leishmaniose visceral grave é uma síndrome da resposta inflamatória sistêmica? Um estudo caso-controleLeishmaniose visceral autóctone em Brasília, Distrito Federal, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versão impressa ISSN 0037-8682

Resumo

LUZ, Kleber Giovanni et al. Expressão de citocinas na mucosa duodenal de pacientes com leishmaniose visceral. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2010, vol.43, n.4, pp. 393-395. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822010000400011.

INTRODUÇÃO: Leishmaniose visceral (LV) é uma doença tropical negligenciada com uma resposta imune complexa em diferentes órgãos. Este padrão de resposta imune órgão-específica nunca foi avaliada no trato gastrointestinal. O objetivo deste estudo foi determinar a resposta imune in situ em biópsias duodenais de pacientes com LV. MÉTODOS: Um estudo de caso controle com 13 pacientes com LV foi comparado com 9 controles. A resposta imune foi avaliada por imunohistoquímica para CD4, CD8, CD68, IL-4, IFN-γ, TNF-α e IL-10. Achados histológicos nos vilos, criptas e processo inflamatório foram analisados. RESULTADOS: Todos os casos de LV apresentaram antígenos de Leishmania. Nenhum antígeno foi encontrado no grupo controle. O tamanho do vilo foi maior em pacientes com LV (p < 0,05). CD68 (macrófagos) e CD4 estavam aumentados em pacientes com LV (p < 0,05). Nenhuma diferença foi demonstrada na expressão de CD8, TNF-α, IL-10 e IL-4. O número de células expressando IFN-γ foi mais baixo que no grupo controle (p < 0,05). CONCLUSÕES: Baixos níveis de citocinas foram encontrados no trato gastrointestinal de pacientes com LV. Este padrão não foi encontrado em outros órgãos acometidos pela doença. Uma imunotolerância do tecido contra Leishmania poderia explicar estes achados, como ocorre com as bactérias entéricas.

Palavras-chave : Leishmaniose visceral; Leishmaniose; Leishmania.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês