SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Características clínicas, demográficas e epidemiológicas dos pacientes com hepatite B em seguimento em hospital universitário no sudeste do Brasil: predominância de casos HBeAg negativosResultado de longo prazo no tratamento da neuroparacoccidioidomicose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versão impressa ISSN 0037-8682

Resumo

WATANABE, Aripuanã Sakurada Aranha et al. Etiologia viral de infecção respiratória aguda entre idosos, durante a temporada de gripe. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2011, vol.44, n.1, pp. 18-21. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822011000100005.

INTRODUÇÃO: Infecções agudas do trato respiratório estão entre as doenças mais comuns em todas as pessoas. Os rinovírus têm sido descritos como agente etiológico de mais de 50% das infecções do trato respiratório ao redor do mundo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a ocorrência de rinovírus humano (HRV), influenza vírus A e B, vírus respiratório sincicial humano e metapneumovírus (hMPV) em uma população de idosos que apresentava sintomas de gripe ou resfriado, e que residiam na Cidade de Botucatu, Estado de São Paulo, Brasil. MÉTODOS: Foram coletados swabs nasais de 47 idosos após visitas de inclusão, entre os anos de 2002 e 2003 e que foram testadas através de GeneScan RT-PCR. RESULTADOS: HRV foi detectado em 28.6% (14/47) e hMPV em 2% (1/47). De 14 amostras positivas para HRV, 9 foram sequenciadas, mostrando a seguinte distribuição de grupos: grupo A: 6 amostras, grupo B: 1 amostra e grupo C: 2 amostras. CONCLUSÕES: A alta incidência de HRV durante os meses de ocorrência de gripe necessita de estudos posteriores para avaliar o impacto desse vírus entre os idosos. A alta frequência de HRV pode contribuir para o aumento da demanda por serviços de saúde durante a estação de influenza.

Palavras-chave : Viroses respiratórias; Rinovírus humano; Genescan RT-PCR; Reação em cadeia da polimerase; Idosos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês