SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Nutritional assessment and lipid profile in HIV-infected children and adolescents treated with highly active antiretroviral therapyComparison of the performance of polymerase chain reaction and pp65 antigenemia for the detection of human cytomegalovirus in immunosuppressed patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Abstract

ZENTENO-CUEVAS, Roberto et al. Coinfecção e fatores de risco de tuberculose em uma população Mexicana com HIV+. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2011, vol.44, n.3, pp. 282-285.  Epub June 10, 2011. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822011005000034.

INTRODUÇÃO: A situação da tuberculose (TB) foi modificada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Com isso, aumentou-se a ocorrência de novos casos de TB e a geração de cepas resistentes à droga, afetando não só as pessoas infectadas com HIV, mas também seus contatos próximos e da população em geral, gerando um sério problema de saúde pública. No entanto, a magnitude dos fatores associados à esta coinfecção diferem consideravelmente em relação aos grupos populacionais e áreas geográficas. MÉTODOS: Para avaliar a prevalência da comorbilidade e fatores de risco da coinfecção de tuberculose (TB) em uma população com o vírus da imunodeficiência humana (VIH+) no sudeste do México, nós fizemos a análise das variáveis clínicas e epidemiológicas e de isolamento da micobactérias através de cultura de amostras respiratórias. RESULTADOS: A partir de 147 indivíduos HIV+ analisados, 12 foram positivos na cultura, o que mostra uma prevalência de 8% para a coinfecção. A única variável com significância estatística encontrada para a coinfecção foi o número de células CD4-T<200 células/mm3, OR 13 (95%, CI 2-106 vs 12-109). CONCLUSÕES: Ao nosso conhecimento este é o primeiro relatório que descreve os fatores associados à coinfecção de tuberculose com HIV em uma população do sudeste do Mexico. O baixo número de células T CD4+ foi à única variável associada com a coinfecção por TB no resto das variáveis, proporcionando situações que exigem intervenções específicas e particulares para este grupo populacional.

Keywords : Tuberculose; HIV; Fatores de risco; Coinfecção.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English