SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número5Prevalência e evolução clínica de episódios de pneumonia associada à ventilação mecânica causada por Pseudomonas aeruginosa resistente a imipenem produtoras e não-produtoras de SPM-1Linfócitos atípicos na leptospirose: coorte de pacientes hospitalizados entre 1996 e 2009, Estado do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versão impressa ISSN 0037-8682

Resumo

BASTOS, Flávia Corrêa  e  LOUREIRO, Edvaldo Carlos Brito. Resistência Antimicrobiana de Shigella spp. isoladas no Estado do Pará. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2011, vol.44, n.5, pp. 607-610.  Epub 19-Ago-2011. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822011005000051.

INTRODUÇÃO: Shigella spp. são bactérias Gram-negativas, não esporuladas, em forma de bastonete, pertencentes a família Enterobacteriaceae responsáveis pela shigelose ou disenteria bacilar, uma importante causa de mortalidade e morbidade mundial. MÉTODOS: Foi estudado o perfil de resistência a antimicrobianos de 122 amostras de Shigella spp. (81 S. flexneri, 41 sonnei, 1 S. boydii) isoladas de pacientes (sexo feminino e masculino com faixa etária de 0 a 80 anos) com distúrbios gastrointestinais em diferentes municípios no Estado do Pará, Brasil. A resistência antimicrobiana das amostras isoladas de coprocultura, foi determinada pelo método de difusão em disco e pelo sistema Vitek II. RESULTADOS: A maior resistência foi observada em relação à tetraciclina (93,8%), seguida de cloranfenicol (63,9%), e trimetoprimsulfametoxazol (63,1%). Multirresistência a pelo menos três antimicrobianos foi mais comum em S. flexneri comparada a S. sonnei (39,5% vs. 10%). Seis (4,9%) amostras foram sensíveis a todos antimicrobianos testados. Todas as amostras apresentaram sensibilidade a cefotaxima, ceftazidima, ciprofloxacina, ácido nalidixico e nitrofurantoína. CONCLUSÕES: As altas taxas de multirresistência de Shigella spp. são um sério problema de saúde pública no Brasil. Sendo assim, torna-se extremamente importante um monitoramento contínuo da resistência antimicrobiana de Shigella spp. para uma terapia efetiva e medidas de controle contra shigelose.

Palavras-chave : Shigella spp; Estado do Pará; Resistência antimicrobiana; Diarréia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês