SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Chikungunya virus infection: report of the first case diagnosed in Rio de Janeiro, BrazilSevere coinfection of melioidosis and dengue fever in northeastern Brazil: first case report índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versión impresa ISSN 0037-8682

Resumen

DUTRA, Robson Azevedo; DUTRA, Laura Ferreira; REIS, Milene de Oliveira  y  LAMBERT, Raul Coelho. A esplenectomia na leishmaniose visceral refratária ao tratamento clínico: relato de caso. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2012, vol.45, n.1, pp. 130-131. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822012000100027.

A leishmaniose visceral (LV) ou calazar é uma infecção sistêmica causada por um protozoário (Leishmania) e na sua forma clássica é uma doença grave. Cursa com desnutrição, anemia, hepatoesplenomegalia, processos infecciosos e coagulopatias. O papel da esplenectomia em pacientes com leishmaniose visceral não é bem definido; entretanto, sabe-se que o baço é o maior reservatório de células parasitadas do sistema reticulo endotelial e o procedimento cirúrgico é, dessa forma, uma opção para debulking de parasitas, propiciando a cura da LV refratária e minimizando as complicações do hiperesplenismo.

Palabras llave : Esplenectomia; Leishmaniose; Hiperesplenismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés