SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2Effects of an exercise program on the functional capacity of patients with chronic Chagas' heart disease, evaluated by cardiopulmonary testingCarbohydrate-rich high-molecular-mass antigens are strongly recognized during experimental Histoplasma capsulatum infection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Abstract

STORTI, Lucas Ruiz et al. Candida spp. isoladas de pacientes internados, profissionais da saúde e de ambiente na unidade de pediatria do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí, estado de São Paulo, Brasil. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2012, vol.45, n.2, pp.225-231. ISSN 0037-8682.  https://doi.org/10.1590/S0037-86822012000200017.

INTRODUÇÃO: Isolar e identificar Candida spp. do ambiente, dos profissionais de saúde e de pacientes com diagnóstico presuntivo de candidíase, em Unidade de Pediatria do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí, verificar a produção de enzimas consideradas fatores de virulência e identificar a resistência das cepas isoladas dos pacientes aos antifúngicos. MÉTODOS: Foram feitas 283 coletas no período entre março e novembro de 2008 de forma randomizada do ambiente, das mãos de profissionais de saúde e de todos os pacientes com casos suspeitos de infecção hospitalar por Candida spp., triados pelo Comitê de Infecção Hospitalar. Todo o material coletado foi processado e as leveduras do gênero Candida foram isoladas e identificadas pelas características macroscópicas, microscópicas e fisiológicas. RESULTADOS: A incidência de Candida spp. no meio-ambiente e funcionários foi de 19,2%. Destes, as espécies mais frequentes entre os funcionários foram C. parapsilosis e C. tropicalis; no ar ambiente, C. guilliermondii e C. tropicalis; nas superfícies dos ambientes, C. lusitanae e nos sistemas de climatização, C. tropicalis e C. guilliermondii. No período de estudo, foram feitas 320 internações, e 13 (4%) apresentaram infecção hospitalar por Candida spp, sendo que 3 pacientes foram a óbito, dois apresentando infecção por C. tropicalis e um por C. albicans. Todas as espécies de Candida spp. isoladas dos pacientes foram sensíveis à anfotericina B, nistatina e fluconazol. CONCLUSÕES: Verificamos um aumento crescente de infecções hospitalares por Candida não albicans, o que sugere a necessidade de maiores precauções em relação a um controle ambiental destas espécies.

Keywords : Candidemia; Unidade Neonatal de Terapia Intensiva; Infecção hospitalar; Unidade Pediátrica de Terapia Itensiva.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License