SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Genetic diversity of dengue virus serotypes 1 and 2 in the State of Paraná, Brazil, based on a fragment of the capsid/premembrane junction region índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versión impresa ISSN 0037-8682

Resumen

COURA, José Rodrigues  y  BORGES-PEREIRA, José. Doença de Chagas: O que é conhecido e o que deve ser melhorado: uma visão sistêmica. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2012, vol.45, n.3, pp. 286-296. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822012000300002.

Neste trabalho, fazemos uma ampla revisão sobre o que sabemos e o que deve ser melhorado no conhecimento da doença de Chagas, não somente através da análise dos principais trabalhos publicados sobre os tópicos discutidos, mas em grande parte com base na experiência sobre o assunto, que adquirimos nos últimos 50 anos (1961-2011). Entre os assuntos abordados, destacamos a patogenia e evolução da infecção pelo Trypanosoma cruzi, drogas em uso e novas estratégias para o tratamento da doença de Chagas; os testes sorológicos para o diagnóstico e o controle de cura da infecção; as variações regionais da prevalência, morbidade e resposta ao tratamento da doença; a importância da metaciclogênese do T. cruzi em diferentes espécies de triatomíneos e sua capacidade de transmissão da infecção chagásica; os riscos de adaptação dos triatomíneos silvestres ao domicílio humano; a morbidade e a necessidade de um programa de vigilância e controle da doença de Chagas na região Amazônica e a necessidade de priorização das Iniciativas de controle da Doença de Chagas na América Latina e México e nos países não endêmicos, hoje um grande dilema internacional. Finalmente, levantamos a necessidade da criação de uma nova iniciativa de controle da doença de Chagas no Gran Chaco, que envolve parte da Argentina, Bolívia e Paraguai.

Palabras llave : Doença de Chagas; Padrão evolutivo; Interação Trypanosoma cruzi-vetores; Novas estratégias para o tratamento; Vigilância e controle.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés