SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Bacterial meningitis and living conditionsEpidemiological profile of meningococcal disease in the State of Minas Gerais and in the Central, North, and Triângulo Mineiro regions, Brazil, during 2000-2009 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versión impresa ISSN 0037-8682

Resumen

RODULFO, Hectorina et al. Caracterização molecular de cepas de Salmonella em indivíduos com síndrome da diarreia aguda no Estado de Sucre, Venezuela. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2012, vol.45, n.3, pp. 329-333. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822012000300010.

INTRODUÇÃO: Na Venezuela, síndrome da diarreia aguda (SDA) é a principal causa de mórbi-mortalidade, muitas vezes envolvem o gênero Salmonella. Infecções por Salmonella são associadas com gastroenterite aguda, uma das mais comuns intoxicações alimentares causada pelo consumo de água e alimentos contaminados, principalmente carne. MÉTODOS: Métodos convencionais e moleculares foram usados para detectar cepas de Salmonella em 330 amostras de fezes de indivíduos com SDA de diferentes idades e ambos os sexos. A reação em cadeia da polimerase (PCR) foi utilizada para a caracterização molecular de genes Salmonella invA, sefA e fliC para identificar o gênero e os sorotipos Enteritidis e Typhimurium, respectivamente. RESULTADOS: A maior frequência de indivíduos com SDA foi encontrada em crianças de 0-2 (39,4%) anos, e a frequência total de culturas de fezes positiva foi de 76,9%. Um total de 14 (4,2%) cepas foram bioquímica e imunologicamente identificados como Salmonella enterica subsp. enterica, dos quais 7 foram classificados como pertencentes ao sorotipo Enteritidis, Typhimurium sorotipo 4 e 3 para outros sorotipos. Cepas S. enterica foram distribuídas mais frequentemente em grupos de 3-4 e 9-10 anos de idade. CONCLUSÕES: O método de caracterização molecular usada provou ser altamente específico para tipificar as estirpes dos S. enterica usando tanto DNA extraído de colônias isoladas e direta e caldos de enriquecimento seletivo inoculados com amostras fecais, o que representa uma ferramenta complementar para a detecção e identificação de bactérias que causam a SDA.

Palabras llave : Diagnóstico molecular; Coprocultura; Diarreia aguda; Reação em cadeia da polimerase; Salmonella.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés