SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Detection and molecular analysis of Toxoplasma gondii and Neospora caninum from dogs with neurological disordersDegree of disability, pain levels, muscle strength, and electromyographic function in patients with Hansen's disease with common peroneal nerve damage índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versión impresa ISSN 0037-8682

Resumen

CAMPOS, Paulo Adão et al. Infecção por Plasmodium falciparum em mulheres grávidas em consultas pré-natal em Luanda, Angola. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2012, vol.45, n.3, pp. 369-374. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822012000300017.

INTRODUÇÃO: A malária na gravidez continua a ser um grave problema de saúde pública. O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência e possíveis fatores de risco para a malária, em mulheres grávidas que foram atendidas em consultas pré-natal, no Hospital Geral Especializado Augusto Ngangula, em Luanda, Angola. MÉTODOS: De abril a setembro de 2008, 679 mulheres grávidas foram envolvidas no estudo após consentimento informado. O perfil sócio demográfico e história de malária e obstetrícia foram investigados através de um questionário. O diagnóstico foi efetuado por microscopia óptica e determinou-se ainda as concentrações da hemoglobina. Através da regressão logística foi analisada a associação entre a idade, paridade, tempo de gestação, residência, escolaridade, malária durante a gravidez, anemia e tratamento com a infecção por Plasmodium falciparum. RESULTADOS: Setenta e quatro (10,9%) das 679 mulheres estavam infectadas com P. falciparum. O valor médio da concentração da hemoglobina foi de 11,1 ± 0,07g/dL, encontrando-se uma associação significativa entre história de malária na gravidez e infecção por P. falciparum (p<0,01) e anemia no momento da observação (p<0.001). CONCLUSÕES: A história de malária anterior na gravidez foi um fator de risco para uma infecção atual e a anemia uma complicação importante associada à malária, mesmo em mulheres que receberam tratamento durante a gravidez com sulfadoxina-pirimetamina.

Palabras llave : Malária; Gravidez; África; Prevalência; Transmissão estável.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés