SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Paracoccidioidomycosis in the state of Maranhão, Brazil: geographical and clinical aspectsSimultaneous circulation of all four dengue serotypes in Manaus, State of Amazonas, Brazil in 2011 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versión impresa ISSN 0037-8682

Resumen

HADDAD JUNIOR, Vidal. Observação das manifestações clínicas iniciais e sua influência no tratamento de 314 acidentes causados por ouriços-do-mar pretos (Echinometra lucunter) na região sudeste do Brasil. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2012, vol.45, n.3, pp. 390-392. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822012000300021.

INTRODUÇÃO: Os acidentes causados por ouriços-do-mar são as ocorrências por animais marinhos mais comuns no país. O ouriço-do-mar preto (Echinometra lucunter) é a espécie que mais causa ferimentos em banhistas. MÉTODOS: Este trabalho registrou e estudou 314 agravos com ênfase nas manifestações clínicas iniciais observadas e suas implicações na terapêutica recomendada. RESULTADOS: Todos os acidentes foram causados pelo ouriço-do-mar preto e aconteceram em banhistas. As lesões e a dor foram associadas ao trauma causado pela penetração das espículas (não ocorreu inflamação ou dor imediata sem pressão sobre os pontos comprometidos). As complicações deste tipo de acidente, incluindo infecções e granulomas de corpo estranho, estão associadas com a permanência das espículas nos ferimentos. CONCLUSÕES: Foi confirmado o fato do acidente causado por esta espécie ser o mais comum no Brasil e apresentar caráter traumático, sendo a principal recomendação a retirada precoce dos espinhos para prevenção de complicações tardias como as infecções e formação de granulomas de corpo estranho.

Palabras llave : Animais aquáticos perigosos; Ouriço-do-mar preto; Echinometra lucunter; Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés