SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Natural infection of triatomines (Hemiptera: Reduviidae) by trypanosomatids in two different environments in the municipality of Ouro Preto do Oeste, State of Rondônia, BrazilWhite piedra: molecular identification of Trichosporon inkin in members of the same family índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versión impresa ISSN 0037-8682

Resumen

RIBEIRO, Steveen Rios  y  FURST, Cinthia. Exame parasitológico de fezes pelo método de sedimentação espontânea utilizando tubos cônicos: eficácia, praticidade e biossegurança. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2012, vol.45, n.3, pp. 399-401. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822012000300024.

INTRODUÇÃO: A sedimentação espontânea é um procedimento importante para o exame parasitológico de fezes. Uma modificação desta técnica utilizando tubos cônicos foi realizada e avaliada. MÉTODOS: Cinquenta amostras de fezes foram processadas em cálices de sedimentação de vidro e em tubos cônicos de polipropileno. Outras 50 amostras foram usadas para avaliação quantitativa de cistos de protozoários. RESULTADOS: Embora não tenham sido encontradas diferenças significativas na frequência de helmintos e protozoários identificados, houve diferença significativa na contagem de cistos de protozoários. CONCLUSÕES: O uso do tubo prevê um caminho mais curto na sedimentação da amostra, aumenta a concentração de parasitas para a análise microscópica, minimiza os riscos de contaminação, reduz o odor e otimiza o espaço de trabalho.

Palabras llave : Sedimentação espontânea; Método HPJ; Parasitas intestinais.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés