SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Natural infection of triatomines (Hemiptera: Reduviidae) by trypanosomatids in two different environments in the municipality of Ouro Preto do Oeste, State of Rondônia, BrazilWhite piedra: molecular identification of Trichosporon inkin in members of the same family índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versión impresa ISSN 0037-8682

Resumen

RIBEIRO, Steveen Rios  y  FURST, Cinthia. Exame parasitológico de fezes pelo método de sedimentação espontânea utilizando tubos cônicos: eficácia, praticidade e biossegurança. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2012, vol.45, n.3, pp. 399-401. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822012000300024.

INTRODUÇÃO: A sedimentação espontânea é um procedimento importante para o exame parasitológico de fezes. Uma modificação desta técnica utilizando tubos cônicos foi realizada e avaliada. MÉTODOS: Cinquenta amostras de fezes foram processadas em cálices de sedimentação de vidro e em tubos cônicos de polipropileno. Outras 50 amostras foram usadas para avaliação quantitativa de cistos de protozoários. RESULTADOS: Embora não tenham sido encontradas diferenças significativas na frequência de helmintos e protozoários identificados, houve diferença significativa na contagem de cistos de protozoários. CONCLUSÕES: O uso do tubo prevê um caminho mais curto na sedimentação da amostra, aumenta a concentração de parasitas para a análise microscópica, minimiza os riscos de contaminação, reduz o odor e otimiza o espaço de trabalho.

Palabras clave : Sedimentação espontânea; Método HPJ; Parasitas intestinais.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés