SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4In vitro action of antiparasitic drugs, especially artesunate, against Toxoplasma gondiiDistribution of QPY and RAH haplotypes of granzyme B gene in distinct Brazilian populations índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versión impresa ISSN 0037-8682

Resumen

VALENCA, Mariana Soares et al. Qualificar o controle da tuberculose mediante a parceria entre a Universidade e o Sistema de Saúde. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2012, vol.45, n.4, pp. 491-495.  Epub 05-Jul-2012. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822012005000004.

INTRODUÇÃO: O controle da tuberculose (TB) está relacionado com a disponibilidade de métodos de diagnóstico microbiológico qualificados, no entanto a microscopia com a sua limitada sensibilidade é o único método disponível em muitos locais.O objetivo deste estudo foi avaliar a introdução da cultura, teste de sensibilidade aos antimicrobianos (TSA) e genotipagem na rotina de um Programa Municipal de Controle da Tuberculose. MÉTODOS:A baciloscopia direta do escarro e cultura em Ogawa-Kudoh foram realizadas em 1.636 amostras de 787 pacientes. O TSA das culturas positivas foi realizado pelo método de microdiluição e a genotipagem por Mycobacterial Interspersed Repetitive Units - Variable Number Tandem Repeat (MIRU-VNTR). RESULTADOS:Foram identificados 91 pacientes com TB, com a cultura aumentando em 32% a detecção de casos em comparação com a microscopia; a resistência adquirida foi de 3,3% e a genotipagem mostrou alta diversidade genética. CONCLUSÕES: O cultivo em Ogawa-Kudoh contribuiu significativamente para o aumento na detecção de casos e é adequado para ser implementado em locais com poucos recursos. A taxa de resistência adquirida foi menor do que a relatada em recente inquérito nacional. A alta diversidade genética está possivelmente relacionada à alevada prevalência de TB na população, detecção precoce e tratamento adequado dos pacientes.A interação entre a pesquisa e serviço de saúde pública é importante para reorientar a prática, transferir tecnologia e melhorar o controle da TB.

Palabras llave : Mycobacterium tuberculosis; Diagnóstico; Epidemiologia molecular.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés