SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Increased detection of schistosomiasis with Kato-Katz and SWAP-IgG-ELISA in a Northeastern Brazil low-intensity transmission areaRotavirus genotyping in gastroenteritis cases of an infantile population from Western Brazilian Amazonia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versión impresa ISSN 0037-8682

Resumen

LOBATO, Lucas et al. Desenvolvimento de habilidades cognitivas de crianças infectadas por helmintos através da Educação em Saúde. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2012, vol.45, n.4, pp. 514-519. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822012000400020.

INTRODUÇÃO: O objetivo do estudo foi avaliar o efeito da educação em saúde na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo de crianças infectadas, previamente tratadas, em área endêmica para helmintoses. MÉTODOS: Trata-se de um estudo longitudinal, experimental e com distribuição aleatória dos participantes. Participaram do estudo 87 crianças, de ambos os sexos, matriculadas na escola municipal de Maranhão, Minas Gerais, Brasil, e distribuídas em dois grupos: intervenção e controle. Inicialmente, as crianças foram submetidas ao exame parasitológico de fezes para diagnóstico de infecção e, em caso positivo, foram tratadas. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário estruturado e os testes psicológicos Raven, Wisc-III e DFH III, antes e após intervenção educativa. Para a comparação entre os grupos foi utilizado o teste Mann Whitney e estabelecido nível de significância de 5%. RESULTADOS: Verificou-se que as crianças previamente infectadas, que receberam a intervenção educativa, apresentaram desempenho superior as crianças do grupo controle no questionário estruturado (p<0,05). CONCLUSÕES: É aceitável supor a influencia positiva e a importância da utilização de intervenções educativas na recuperação cognitiva e aprendizagem das crianças previamente tratadas com antihelmínticos.

Palabras llave : Aprendizado; Crianças; Desenvolvimento cognitivo; Educação em saúde; Helmintoses.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés