SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número5Quality of life of patients with hepatitis C índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versión impresa ISSN 0037-8682

Resumen

SOUZA, Anselmo et al. Imunopatogênese e manifestações neurológicas associadas à infecção pelo HTLV-1. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2012, vol.45, n.5, pp.545-552. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822012000500002.

O vírus linfotrópico de células T humanas do tipo 1 (HTLV-1) foi o primeiro retrovírus humano identificado. O vírus é transmitido via relação sexual, transfusão de sangue, compartilhamento de agulhas ou seringas contaminadas ou da mãe para o filho, principalmente através da amamentação. Além da conhecida associação entre o HTLV-1 e a mielopatia associada ao HTLV-1 (HAM/TSP), várias doenças e manifestações neurológicas tem sido associadas com o vírus. Esta revisão de literatura foi conduzida através de pesquisa ao banco de dados do PubMed, com os termos HTLV-1, resposta imune e doenças neurológicas. Foram enfatizados os dados mais recentes sobre a patogênese e às manifestações clínicas na infecção pelo HTLV-1. O objetivo dessa revisão é analisar a resposta imune e a variedade de manifestações neurológicas associadas com a infecção pelo HTLV-1. Um total de 102 artigos foi analisado. A literatura mostra que grande porcentagem de indivíduos infectados pelo HTLV-1 apresenta sintomas neurológicos mesmo na ausência de HAM/TSP. Uma maior compreensão das várias manifestações clínicas associadas ao vírus, além da leucemia/linfoma de células T do adulto (ATLL) e HAM/TSP, auxilia a estabelecer que, na realidade, a infecção pelo vírus possui uma morbidade maior do que se pensava.

Palabras clave : HTLV-1; Resposta imune; HAM/TSP; Doença neurológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons