Servicios Personalizados
Articulo
Indicadores
Citado por SciELO
Accesos
Links relacionados
Similares en
SciELO
Bookmark
Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
versión impresa ISSN 0037-8682
Resumen
MARTINS-MELO, Francisco Rogerlândio; RAMOS JUNIOR, Alberto Novaes; ALENCAR, Carlos Henrique y HEUKELBACH, Jorg. Causas múltiplas de morte relacionadas à doença de Chagas no Brasil, 1999 a 2007. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2012, vol.45, n.5, pp. 591-596. ISSN 0037-8682. http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822012000500010.
INTRODUÇÃO: A doença de Chagas é um importante problema de saúde pública no Brasil e necessita de informações amplas e confiáveis que subsidiem suas ações de prevenção e controle. Este estudo descreve as causas de morte que mais frequentemente se associaram aos óbitos relacionados à doença de Chagas como causa básica e associada de morte. MÉTODOS: Dados de mortalidade foram obtidos do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (aproximadamente 9 milhões de óbitos). Foram analisados todos os óbitos ocorridos no Brasil entre 1999 e 2007, nos quais a doença de Chagas foi mencionada na declaração de óbito como causa básica ou associada (causas múltiplas de morte). RESULTADOS: Ocorreram 53.930 óbitos relacionados à doença de Chagas, 44.543 (82,6%) como causa básica e 9,387 (17,4%) como causa associada. As principais doenças e condições associadas ao óbito por doença de Chagas como causa básica foram as complicações diretas do envolvimento cardíaco, como os transtornos de condução/arritmias (41,4%) e a insuficiência cardíaca (37,7%). As doenças cerebrovasculares (13,2%), doenças isquêmicas do coração (13,2%) e as doenças hipertensivas (9,3%) foram as principais causas básicas nos óbitos em que a doença de Chagas foi identificada como causa associada. CONCLUSÕES: As doenças cardiovasculares foram as que mais frequentemente se associaram aos óbitos relacionados à doença de Chagas. As informações relativas às causas múltiplas de morte registradas na declaração de óbito permitem recompor a história natural da doença de Chagas e indicam medidas preventivas e terapêuticas mais adequadas e específicas.
Palabras llave : Doença de Chagas; Mortalidade; Causa básica de morte; Causas múltiplas de morte; Epidemiologia; Brasil.











