SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número5Concordance between expected and observed bacilloscopy results of clinical forms of leprosy: a 6-year retrospective study in Recife, State of Pernambuco, BrazilSchistosoma mansoni granuloma in late evolutive phase, in a case of tumoral form in man índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

versión impresa ISSN 0037-8682

Resumen

ABEGG, Maxwel Adriano; ALABARSE, Paulo Vinícius Gil; SCHULLER, Ártur Krumberg  y  BENFATO, Mara Silveira. Níveis de glutationa e capacidade antioxidante total em células de Candida sp. expostas a estresse oxidativo causado por peróxido de hidrogênio. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2012, vol.45, n.5, pp. 620-626. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822012000500015.

INTRODUÇÃO: A capacidade de suportar o estresse oxidativo imposto por fagócitos parece ser crítica para que espécies de Candida causem candidíase invasiva. MÉTODOS: Para melhor caracterizar a resposta ao estresse oxidativo (REO) de oito Candida sp. clinicamente relevantes, um componente vital do balanço redox intracelular, a glutationa, foi mensurada pelo método de reconversão DTNB-GSSG redutase e a capacidade antioxidante total (CAT) foi mensurada por um método modificado baseado na descoloração do ABTS*+. Ambos os métodos foram utilizados em extratos celulares das espécies de Candida tratadas ou não com peróxido de hidrogênio (0,5mM). RESULTADOS: O estresse oxidativo induzido pelo peróxido de hidrogênio claramente reduziu os níveis intracelulares de glutationa. Esta diminuição foi mais intensa em C. albicans e os níveis de glutationa em células não tratadas foram também maiores nesta espécie. A capacidade antioxidante total demonstrou variação intraespecífica na capacidade antioxidante. CONCLUSÕES: Os níveis de glutationa não se correlacionaram com a capacidade antioxidante total mensurada, apesar desta ser a defesa antioxidante intracelular não-enzimática mais importante. Os resultados indicam que a medição isolada da CAT não fornece um quadro claro da habilidade de certa espécie de Candida responder ao estresse oxidativo.

Palabras llave : Candida sp; Glutationa; Capacidade antioxidante total.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés