SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número4Microlaparoscopia em ginecologia: análise de 16 casos e revisão da literaturaInsuficiência renal aguda secundária à síndrome compartimental abdominal: relato de quatro casos e revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do Hospital das Clínicas

versão impressa ISSN 0041-8781

Resumo

WOLOSKER, Nelson et al. Uso de "stents" no tratamento de lesões arteriais intimas de origem traumática: relato de caso. Rev. Hosp. Clin. [online]. 2001, vol.56, n.4, pp. 119-122. ISSN 0041-8781.  http://dx.doi.org/10.1590/S0041-87812001000400005.

O tratamento de lesões arteriais íntimais de origem traumática é controversa pela sua evolução natural ser desconhecida. As opções terapêuticas atuais incluem reconstrução arterial e observação clínica. A idéia da utilização de "stents" para a correção de descolamentos intimais é baseada no seu uso em dissecções, "flaps" e irregularidades da artéria após angioplastia com balão. Descrevemos o tratamento bem sucedido de um descolamento de íntima da artéria femoral superficial causado por ferimento de arma de fogo com a utilização de um "stent" de Palmaz na fase aguda. Um ano após a implantação do "stent", o duplex scan mostrou fluxo normal pela artéria com a exclusão completa do descolamento de íntima, com pulsos distais palpáveis e com o paciente completamente assintomático.

Palavras-chave : "Stents"; Trauma de artéria femoral; Trauma vascular; Técnicas minimamente invasivas; "Stent" de Palmaz.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês