SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue5Nail manifestations in pemphigus vulgarisNecrotizing enterocolitis, pathogenesis and the protector effect of prenatal corticosteroids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Hospital das Clínicas

Print version ISSN 0041-8781

Abstract

MARTINS, Silvia Saboia; LOBO, Daniela S. S.; TAVARES, Hermano  and  GENTIL, Valentim. Jogo patológico em mulheres: uma revisão. Rev. Hosp. Clin. [online]. 2002, vol.57, n.5, pp. 235-242. ISSN 0041-8781.  http://dx.doi.org/10.1590/S0041-87812002000500008.

Ainda que jogos de azar e os problemas a eles relacionados sejam antigos para a humanidade, o Jogo Patológico, como alteração do comportamento humano, somente passou a ser reconhecido oficialmente como transtorno psiquiátrico a partir de sua inclusão na 3a Edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (APA,1980). A maioria dos estudos sobre jogadores patológicos tem como base uma população eminentemente masculina. Entretanto, estima-se que pelo menos um terço dos indivíduos que recebem este diagnóstico sejam mulheres. O objetivo deste estudo foi revisar características clínicas e epidemiológicas de jogadoras comparadas a jogadores. As bases de dados MEDLINE e PsycINFO foram consultadas a respeito de estudos sobre Jogo Patológico publicados nos últimos dez anos, com especial enfoque para características clínicas (dados sócio-demográficos, curso e evolução, comorbidade psiquiátrica, genética e personalidade) e epidemiologia. Artigos relevantes publicados anteriormente ao período escolhido de revisão foram selecionados a partir da lista original de referências. Os autores concluem que a literatura atual indica que jogadoras e jogadores apresentam semelhanças, mas carreiam possíveis diferenças etiopatogênicas cujo esclarecimento deverá aprimorar as estratégias de tratamento e prevenção.

Keywords : Jogo patológico; Gênero feminino; Epidemiologia; Características clínicas; Genética; Personalidade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English