SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue5Trends in male contraception author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista do Hospital das Clínicas

On-line version ISSN 1678-9903

Abstract

COTTI, Guilherme et al. Tratamento conservador da retite actínica hemorrágica: uma revisão. Rev. Hosp. Clin. [online]. 2003, vol.58, n.5, pp.284-292. ISSN 1678-9903.  https://doi.org/10.1590/S0041-87812003000500008.

A retite actínica crônica é uma condição cada vez mais freqüentemente observada como resultado do crescente emprego da radioterapia no tratamento do câncer de órgãos pélvicos. A manifestação hemorrágica da retite actínica é a complicação mais comum dessa doença e seu tratamento é desafiador. Diversas técnicas foram empregadas para o tratamento dessa condição e não há evidência satisfatória acerca da melhor forma de controlar os episódios de sangramento de forma eficaz e duradoura. A necessidade de se realizar múltiplas sessões de tratamento conservador bem como a associação de técnicas freqüentemente observada no manejo desses pacientes dificulta a interpretação dos resultados. O objetivo dessa revisão foi avaliar a segurança e a eficácia das alternativas clínicas mais freqüentemente empregadas no controle da retite actínica hemorrágica. Ainda que a falta de estudos prospectivos e randomizados comparando duas ou mais alternativas terapêuticas impeça uma conclusão mais definitiva, concluímos que existe suficiente evidência acerca de elevada eficácia e segurança associadas ao emprego da formalina tópica e da coagulação por plasma de argônio no controle do sangramento em pacientes com retite actínica crônica.

Keywords : Retite; Actínica; Hemorrágica; Tratamento; Conservador.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License