SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue6A critical review of the possible benefits associated with homeopathic medicine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Hospital das Clínicas

Print version ISSN 0041-8781

Abstract

FERIGOLO, Maristela; MACHADO, Adriana G. da S.; OLIVEIRA, Niara B.  and  BARROS, Helena M. T.. Intoxicação por êxtase: bases toxicológicas para o tratamento. Rev. Hosp. Clin. [online]. 2003, vol.58, n.6, pp. 332-341. ISSN 0041-8781.  http://dx.doi.org/10.1590/S0041-87812003000600008.

Os jovens estão cada vez mais usando o 3,4-metilenodioximetanfetamina, conhecido como êxtase, pois acreditam que não causa danos. Entretanto, existem muitos relatos de efeitos adversos, incluindo a intoxicação aguda, abuso potencial e possíveis efeitos neurotóxicos. Portanto, profissionais da área da saúde necessitam reconhecer prontamente os sintomas da intoxicação a fim de iniciar o tratamento o mais breve possível. A droga é usada via oral durante várias horas de festas com danças. Agudamente, o êxtase aumenta a liberação do serotonina e diminui sua recaptação, levando a hipertensão, hipertermia, trismo e vômitos. Há discussão se as doses recreacionais causam danos permanentes aos neurônios serotonérgicos em humanos. Os usuários apresentam risco elevado de desenvolver distúrbios psicopatológicos, além disso, o uso prolongado pode induzir a dependência, caracterizada pela tolerância e ressaca. A intoxicação aguda necessita de tratamento de emergência, para se evitar reações adversas e complicações graves. Não há antidotos específicos para tratar a intoxicação aguda. Medidas de suporte e tratamento médico para cada uma das complicações devem ser executados, mantendo-se em mente que os sintomas a serem tratados originam-se principalmente do sistema nervoso central e do sistema cardiovascular.

Keywords : 3,4-metilenodioximetanfetamina; Efeitos adversos; Desordens relacionadas a substância; Cognição; Hipertermia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English