SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1The general practitioner and the surgeon: stereotypes and medical specialtiesRisks and benefits of hormone replacement therapy in older men author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Hospital das Clínicas

Print version ISSN 0041-8781

Abstract

EL BEITUNE, Patrícia; DUARTE, Geraldo; QUINTANA, Silvana Maria  and  FIGUEIRO-FILHO, Ernesto Antônio. HIV-1: prognóstico materno. Rev. Hosp. Clin. [online]. 2004, vol.59, n.1, pp. 25-31. ISSN 0041-8781.  http://dx.doi.org/10.1590/S0041-87812004000100005.

Atualmente, dentro do contexto epidêmico da AIDS observam-se profundas modificações no perfil dos pacientes acometidos, especialmente traduzida pela pauperização e feminilização. A população mais afetada encontra-se em idade reprodutiva e entre adultos de 18 a 24 anos, a relação é de 1 homem para 1 mulher, o que ocorre indiscriminadamente como fenômeno global. Um dos maiores desafios para as gestantes portadoras do HIV-1 e seus médicos assistentes é a repercussão advinda da interação entre a infecção pelo HIV e a gestação. Esse artigo é uma revisão de literatura e tem por objetivos avaliar a influência da infecção pelo HIV-1 sob a perspectiva materna tecendo considerações sobre a função imunológica, o prognóstico materno e a interface HIV e abortamento. Até o presente, não se pode concluir que a gestação tenha, a curto prazo, um efeito norteador da evolução da infecção pelo HIV, porém a concomitância HIV e gestação pode adversamente afetar o prognóstico gestacional, especialmente face à freqüente associação com acréscimo nos índices de aborto e morbidade puerperal.

Keywords : HIV-1; Gestação; Abortamento; Imunologia; Prognóstico.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English