SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue1HIV-1: maternal prognosisAdvances in radiochemotherapy in the treatment of head and neck cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Hospital das Clínicas

Print version ISSN 0041-8781

Abstract

PASQUALOTTO, Fábio Firmbach et al. Riscos e benefícios da terapia de reposição hormonal em homens idosos. Rev. Hosp. Clin. [online]. 2004, vol.59, n.1, pp. 32-38. ISSN 0041-8781.  http://dx.doi.org/10.1590/S0041-87812004000100006.

O uso da testosterona em homens idosos, conhecido como Terapia de Reposição Hormonal no homem ou Terapia de Reposição com Androgênios, têm aumentado o interesse para as comunidades médica e leiga na última década. Muito embora o conhecimento a respeito dos potenciais benefícios e riscos da Terapia de Reposição Hormonal nos homens tem aumentado dramaticamente, ainda existe muito que precisa ser determinado. Embora existam vários benefícios potenciais da Terapia de Reposição com Androgênios e dados clínicos relacionados com o uso de tal terapia, não existem ainda nenhum estudo controlado, randomizado e multicêntrico avaliando o uso de tal terapia. O objetivo deste artigo é revisar os aspectos atuais sobre os possíveis riscos e benefícios da Terapia de Reposição com Androgênios discutindo os estudos clínicos publicados sobre o assunto.

Keywords : Testosterona; Androgênios; Hormônios; Idoso; Reposição.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English