SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue4Pulmonary function and aerobic capacity in asymptomatic bariatric candidates with very severe morbid obesityThe effect of the presence of muscle tissue in a bone healing site author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Hospital das Clínicas

Print version ISSN 0041-8781

Abstract

TERRA, Mauro Barbosa; FIGUEIRA, Ivan  and  BARROS, Helena Maria Tannhauser. Impacto das fases de intoxicação e de abstinência de álcool sobre a fobia social e o transtorno de pânico em pacientes alcoolistas hospitalizados. Rev. Hosp. Clin. [online]. 2004, vol.59, n.4, pp. 187-192. ISSN 0041-8781.  http://dx.doi.org/10.1590/S0041-87812004000400006.

OBJETIVO: Estudar o impacto das fases de intoxicação e de abstinência do uso de álcool sobre o curso da fobia social e do transtorno de pânico. MÉTODO: Um grupo de 41 pacientes hospitalizados por dependência de álcool foi entrevistado com o SCID-I (DSM-IV), adicionado de perguntas para detectar as flutuações no curso da fobia social e do transtorno do pânico em função das diferentes fases do uso da droga (intoxicação, abstinência e intervalo lúcido). RESULTADOS: Apenas um (2,4%) paciente, apresentou transtorno de pânico ao longo da vida e nove (21.9%) tiveram ataques de pânico na intoxicação ou na síndrome de abstinência. Dezesseis (39%) pacientes dependentes de álcool apresentavam fobia social, que iniciava-se antes de começar o uso de bebidas alcoólicas. No entanto, com o tempo, o álcool perdeu o efeito de aliviar os sintomas da fobia social ou piorou estes sintomas em 31.2% dos pacientes fóbicos sociais. Enquanto os pacientes com fobia social relataram uma melhora significativa dos sintomas psiquiátricos na fase de intoxicação, os pacientes com pânico pioraram significativamente na fase de intoxicação. Na fase de abstinência, os pacientes com fobia social tenderam a piorar com maior freqüência. CONCLUSÃO: Nossos achados indicam que o impacto do álcool, na intoxicação, é diferente na fobia social, quando comparado com o pânico, diminuindo os sintomas fóbicos sociais a princípio e agravando-os posteriormente. No transtorno de pânico, o impacto da intoxicação pelo álcool é mais deletério, ao menos a curto prazo.

Keywords : Fobia social; Transtorno de pânico; Intoxicação; Abstinência; Abuso de álcool.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English