SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número5Comparação do risco de infecção relacionada a cateteres entre dois tipos de dispositivos de longa permanência em pacientes onco-hematológicosEfeito do ácido zoledrônico nas múltiplas fraturas vertebrais induzidas por glicocorticóide no lúpus eritematoso juvenil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do Hospital das Clínicas

versão impressa ISSN 0041-8781

Resumo

CAMPOS, Fábio Guilherme et al. Leiomiomas ano-retais: descrição de dois casos com características anatômicas diferentes e revisão da literatura. Rev. Hosp. Clin. [online]. 2004, vol.59, n.5, pp. 296-301. ISSN 0041-8781.  http://dx.doi.org/10.1590/S0041-87812004000500013.

Os tumores mesenquimais gastrointestinais constituem um grupo raro de neoplasias que têm sido fonte de confusão e controvérsia, especialmente quanto à classificação patológica, diagnóstico pré-operatório, manuseio e prognóstico. O presente artigo descreve as manifestações clínicas e o tratamento de dois pacientes com leiomioma retal e revê a literatura pertinente. Caso 1: Uma mulher de 44 anos foi admitida referindo um nódulo na região paranal direita nos últimos 2 anos. Ao exame físico notou-se uma massa fibrosa de 4 centímetros de diâmetro situada na região paranal que produzia um discreto abaulamento na musculatura lisa da parede retal, logo acima do anel ano-retal. As imagens de tomografia computadorizada e ressonância magnética do abdômen e pelve confirmaram a lesão e não detectaram outras anormalidades. O tratamento cirúrgico consistiu de ressecção alargada do tumor através de uma incisão paranal, sem se realizar linfadenectomia. Caso 2: Outro paciente com 40 anos foi admitido com história de dor anal constante há 4 meses. Este homem apresentava nódulo submucoso de 3 cm na parede retal anterior, logo acima da linha pectínea. Após duas biópsias inconclusivas, realizou-se a ressecção transanal do tumor. A análise histológica do espécime demonstrou tratar-se de um leiomioma benigno. Uma breve revisão da literatura é apresentada, enfatizando alguns aspectos clínicos e terapêuticos deste tumor retal pouco comum.

Palavras-chave : Tumores estromais gastrointestinais; Leiomioma; Leiomiossarcoma; Reto; Literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês