SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue5Anorectal leiomyomas: report of two cases with different anatomical patterns and literature reviewHypophosphatemia in critically ill children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Hospital das Clínicas

Print version ISSN 0041-8781

Abstract

SOUZA, Sonia Cristina de Magalhães; BORGES, Claudia Tereza Lobato; JORGETTI, Vanda  and  PEREIRA, Rosa Maria Rodrigues. Efeito do ácido zoledrônico nas múltiplas fraturas vertebrais induzidas por glicocorticóide no lúpus eritematoso juvenil. Rev. Hosp. Clin. [online]. 2004, vol.59, n.5, pp. 302-305. ISSN 0041-8781.  http://dx.doi.org/10.1590/S0041-87812004000500014.

Glicocorticóides são fármacos comumente usados no tratamento de pacientes lúpicos, porém apresentam efeitos adversos importantes, principalmente a osteoporose e fraturas. O tratamento da osteoporose em pacientes jovens deve ser eficaz e não prejudicial ao crescimento e remodelamento ósseo. Os bisfosfonatos são drogas que reduzem a incidência de fraturas, mas seu uso em crianças e adolescentes ainda é controverso, devido a seus possíveis efeitos adversos no esqueleto em crescimento. Estudos recentemente publicados demonstraram que o crescimento linear se manteve normal com o uso de bisfosfonatos, não havendo supressão excessiva do remodelamento ósseo ou defeitos de mineralização. O ácido zoledrônico é um novo bisfosfonato endovenoso aprovado pelo FDA para o uso na hipercalcemia das neoplasias e parece ser um tratamento eficaz para a osteoporose pós-menopáusica. Os autores descrevem um caso de uma adolescente lúpica que desenvolveu múltiplas fraturas vertebrais induzidas pelo glicocorticóide e obteve importante melhora clínica e densitométrica após o tratamento com o ácido zoledrônico.

Keywords : Osteoporose induzida por glicocorticóide; Osteoporose juvenil; Ácido zoledrônico; Bisfosfonatos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English