SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número5Leiomiomas ano-retais: descrição de dois casos com características anatômicas diferentes e revisão da literaturaHipofosfatemia em crianças gravemente doentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do Hospital das Clínicas

versão impressa ISSN 0041-8781

Resumo

SOUZA, Sonia Cristina de Magalhães; BORGES, Claudia Tereza Lobato; JORGETTI, Vanda  e  PEREIRA, Rosa Maria Rodrigues. Efeito do ácido zoledrônico nas múltiplas fraturas vertebrais induzidas por glicocorticóide no lúpus eritematoso juvenil. Rev. Hosp. Clin. [online]. 2004, vol.59, n.5, pp. 302-305. ISSN 0041-8781.  http://dx.doi.org/10.1590/S0041-87812004000500014.

Glicocorticóides são fármacos comumente usados no tratamento de pacientes lúpicos, porém apresentam efeitos adversos importantes, principalmente a osteoporose e fraturas. O tratamento da osteoporose em pacientes jovens deve ser eficaz e não prejudicial ao crescimento e remodelamento ósseo. Os bisfosfonatos são drogas que reduzem a incidência de fraturas, mas seu uso em crianças e adolescentes ainda é controverso, devido a seus possíveis efeitos adversos no esqueleto em crescimento. Estudos recentemente publicados demonstraram que o crescimento linear se manteve normal com o uso de bisfosfonatos, não havendo supressão excessiva do remodelamento ósseo ou defeitos de mineralização. O ácido zoledrônico é um novo bisfosfonato endovenoso aprovado pelo FDA para o uso na hipercalcemia das neoplasias e parece ser um tratamento eficaz para a osteoporose pós-menopáusica. Os autores descrevem um caso de uma adolescente lúpica que desenvolveu múltiplas fraturas vertebrais induzidas pelo glicocorticóide e obteve importante melhora clínica e densitométrica após o tratamento com o ácido zoledrônico.

Palavras-chave : Osteoporose induzida por glicocorticóide; Osteoporose juvenil; Ácido zoledrônico; Bisfosfonatos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês