SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue6Hypertension in employees of a University General HospitalNatural history of stenosis in the iliac arteries in patients with intermittent claudication undergoing clinical treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Hospital das Clínicas

Print version ISSN 0041-8781

Abstract

SAVOIA, Mariângela Gentil  and  BERNIK, Márcio. Relação entre eventos vitais adversos e estratégias de enfrentamento com o transtorno de pânico. Rev. Hosp. Clin. [online]. 2004, vol.59, n.6, pp. 337-340. ISSN 0041-8781.  http://dx.doi.org/10.1590/S0041-87812004000600005.

Os relatos da literatura e a experiência clínica tem demonstrado que pacientes com transtorno de pânico são capazes de identificar estressores que precederam o primeiro ataque de pânico. O objetivo deste trabalho é investigar a relação entre eventos vitais, estratégias de enfrentamento a estresse e transtorno de pânico. MÉTODO: Foram comparados 43 pacientes com transtorno de pânico com 29 sujeitos controle no que diz respeito a ocorrência e impacto dos eventos vitais estressores no ano que precedeu o primeiro ataque de pânico. Para tanto utilizou-se a Escala de Reajustamento Social e London Life Event and Difficulty Schedule. As estratégias de enfrentamento foram avaliadas pelo Inventário de Estratégias de Coping. RESULTADOS: O número de eventos vitais estressores relatados por ambos os grupos era estatísticamente equivalente. Os sujeitos do grupo experimental mas não os do grupo controle relataram perda de suporte social como a mais importante classe de eventos vitais. As estratégias de enfrentamento utilizadas em resposta aos eventos estressores foram pouco efetivas e desadaptadas, diferentemente do grupo controle. CONCLUSÕES: O presente estudo indica que não é o número de eventos vitais que determina a relevância de sua ocorrência para os pacientes de pânico, mas as estratégias de enfrentamento utilizadas, bem como o significado adverso atribuído aos eventos e o impacto desses eventos em suas vidas.

Keywords : Transtorno de pânico; Eventos vitais; Estratégias de enfrentamento; Preditores.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English