SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número6Perda de peso e estudo morfométrico da mucosa intestinal de ratos submetidos à ressecção subtotal de intestino delgado: influência do uso de dieta com glutaminaFatores prognósticos em câncer de cólon localmente avançado tratado com ressecção extendida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Hospital das Clínicas

versão On-line ISSN 1678-9903

Resumo

BERNIK, Márcio; VIEIRA, Antonio Hélio Guerra  e  NUNES, Paula Villela. O uso do cloridrato de betanecol no tratamento da disfunção orgásmica induzida pela clomipramina em pacientes do sexo masculino. Rev. Hosp. Clin. [online]. 2004, vol.59, n.6, pp.357-360. ISSN 1678-9903.  https://doi.org/10.1590/S0041-87812004000600008.

OBJETIVO: Investigar se o uso do cloridato de betanecol é uma alternativa útil no manejo clínco da disfunção orgásmica induzida pela clomipramina, relatada por até 96 % dos usuários do sexo masculino. MÉTODOS: Foram estudados 12 pacientes do sexo masculino em remissão completa de transtorno de pânico porém com queixas de disfunção orgásmica grave secundária ao uso da clomipramina. Os pacientes foram aleatoriamente distribuídos ao tratamento com cloridrato de betanecol (20 mg quando necessário) ou placebo em um estudo duplo cego "crossover" de dois períodos. RESULTADOS: Foi observado um benefício claro no período de uso da droga ativa. Não foram observados efeito placebo ou "carry-over" nos pacientes inicialmete alocados ao medicamento ativo. CONCLUSÕES: Os resultados deste estudo sugerem que o cloridato de betanecol, usado em doses únicas, 45 minutos antes da relação sexual, pode ser útil em pacientes do sexo masculino apresentado disfunção orgásmica secundária ao uso da clomipramina.

Palavras-chave : Disfunção orgásmica; Clomipramina; Cloridrato de betanecol; Transtorno de pânico; Tratamento farmacológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons