SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número6Fatores prognósticos em câncer de cólon localmente avançado tratado com ressecção extendidaEfeitos da terapia medicamentosa, àlcool, cigarros e substância deletérias para o sistema endócrino na infertilidade masculina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista do Hospital das Clínicas

versão impressa ISSN 0041-8781

Resumo

CUKIER, Priscilla; BACHEGA, Tânia A. S. S.; MENDONCA, Berenice B.  e  BILLERBECK, Ana Elisa C.. Uso de marcação não radiativa para identificação de grandes rearranjos gênicos na deficiência da 21-hidroxilase. Rev. Hosp. Clin. [online]. 2004, vol.59, n.6, pp. 369-374. ISSN 0041-8781.  http://dx.doi.org/10.1590/S0041-87812004000600010.

OBJETIVO: Padronizar a técnica de Southern blotting usando hibridização com material não radioativo para detectar grandes rearranjos no gene CYP21A2 em uma amostra da população brasileira com hiperplasia adrenal congênita. MÉTODO: Foram estudados 42 pacientes, 2 dos quais aparentados, totalizando 80 alelos não relacionados. As amostras de DNA foram obtidas de sangue periférico, digeridas com enzima de restrição Taq I, realizado Southern blotting e hibridizadas com sonda marcada com biotina. RESULTADOS: O método se mostrou eficaz, com resultados similares aos encontrados ao utilizar a metodologia com material radioativo. Foram encontradas 2,5% de deleção do CYP21A2, 8,8% de grandes conversões, 3,8% de deleção do CYP21A1P e 6,3% de duplicação do CYP21A1P. Estas freqüências foram similares às encontradas em nosso estudo prévio, onde um número significante de casos foi estudado. Um bom padrão de hibridização foi alcançado utilizando menor quantidade de DNA (5mg) e a emissão de sinais foi observada entre 5 minutos e 1 hora de exposição. CONCLUSÕES: Padronizamos uma técnica de Southern blotting/ hibridização com material não radioativo (biotina) para a pesquisa de grandes rearranjos no gene CYP21A2 com bons resultados. Apesar de ser mais trabalhoso, este método é mais rápido, utiliza menores quantidades de DNA e, principalmente, evita problemas com o uso de radioatividade.

Palavras-chave : Biotina; Grandes rearranjos; Southern blotting; CAH-21OH.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês