SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue6Use of nonradioactive labeling to detect large gene rearrangements in 21-hydroxylase deficiencyHuman identification and analysis of DNA in bones author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Hospital das Clínicas

Print version ISSN 0041-8781

Abstract

PASQUALOTTO, Fábio Firmbach et al. Efeitos da terapia medicamentosa, àlcool, cigarros e substância deletérias para o sistema endócrino na infertilidade masculina. Rev. Hosp. Clin. [online]. 2004, vol.59, n.6, pp. 375-382. ISSN 0041-8781.  http://dx.doi.org/10.1590/S0041-87812004000600011.

A infertilidade afeta até 15% da população sexualmente ativa e em 50% dos casos, o fator masculino está envolvido, como problema primário ou em combinação com causas de origem feminina. Como muitas drogas comumente encontradas e medicações podem ter efeitos deletérios na infertilidade masculina, a avaliação médica deve incluir uma discussão sobre o uso de drogas recreacionais e ilícitas, medicamentos e outras substâncias podem prejudicar a fertilidade. Com o conhecimento de quais drogas e medicamentos podem ser prejudiciais à fertilidade talvez seja possível mudar os hábitos ou a posologia das medicações para diminuir os efeitos adversos na fertilidade e aumentar as chances de engravidar com sucesso. Preocupações referentes ao desenvolvimento sexual masculino e reprodução tem mudado para a pior nos últimos 30-50 anos. Embora alguns relatos não demonstrem modificações, outros sugerem que a concentração espermática esteja diminuindo e que a incidência de anormalidades do desenvolvimento como hipospádia e criptorquidia parecem estar aumentando, assim como a incidência de câncer de testículo. Estas preocupações sobre a possibilidade do ambiente estar contaminado com substâncias químicas - naturais ou sintéticas - que podem interagir com o sistema endócrino.

Keywords : Semen; Endócrino; Espermatozóides; Álcool; Cigarros; Drogas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English