Acessibilidade / Reportar erro

Rede de alimentação de invertebrados das águas pretas do sistema rio Negro 1. Observações sobre a predação de urna Ameba do tipo Ameba discoides.

Resumo

Observação de pequenos ecossistemas estabelecidos quase naturalmente no laboratório a partir de material coletado em "habitats" específicos do rio, permitiu construir uma rede alimentar da Amoeba (discoides), um predador voraz proveniente da fauna encontrada entre capins submersos nas margens de lagos e rios. O comportamento predador é bastante variado; as presas preferidas são ciliados, e, além de vários outros protozoários, a ameba ataca anelídeos (Aeolosoma sp.). Observou-se a caça cooperativa a espécies presas que chegam a fugir se atacadas por amebas solitárias. Cooperação é definida em termos de aumento de alimento obtido. Todos os organismos predadores na rede mostravam-se específicos na escolha da presa, notando-se também preferências por algumas espécies de presas aceitáveis. O gráfico da rede alimentar apresentado na figura 7, permite uma comparação quantitativa de diversas redes equivalentes.

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Av. André Araujo, 2936 Aleixo, 69060-001 Manaus AM Brasil, Tel.: +55 92 3643-3030, Fax: +55 92 643-3223 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: acta@inpa.gov.br