SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Radiação solar em Manaus ()Pesca e esforço de pesca no Estado do Amazonas I - Esforço e captura por unidade de esforço. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967On-line version ISSN 1809-4392

Abstract

WALKER, Ilse. Rede de alimentação de invertebrados das águas pretas do sistema rio Negro 1. Observações sobre a predação de urna Ameba do tipo Ameba discoides. Acta Amaz. [online]. 1978, vol.8, n.3, pp.423-438. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921978083423.

Observação de pequenos ecossistemas estabelecidos quase naturalmente no laboratório a partir de material coletado em "habitats" específicos do rio, permitiu construir uma rede alimentar da Amoeba (discoides), um predador voraz proveniente da fauna encontrada entre capins submersos nas margens de lagos e rios. O comportamento predador é bastante variado; as presas preferidas são ciliados, e, além de vários outros protozoários, a ameba ataca anelídeos (Aeolosoma sp.). Observou-se a caça cooperativa a espécies presas que chegam a fugir se atacadas por amebas solitárias. Cooperação é definida em termos de aumento de alimento obtido. Todos os organismos predadores na rede mostravam-se específicos na escolha da presa, notando-se também preferências por algumas espécies de presas aceitáveis. O gráfico da rede alimentar apresentado na figura 7, permite uma comparação quantitativa de diversas redes equivalentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )