SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número4A penetração de luz nas águas de rios amazônicosDetecção de predadores naturais das larvas de Simulium fulvinotum Cerq. e Mello, 1968 (Diptera, Nematocera) () índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Amazonica

versão impressa ISSN 0044-5967versão On-line ISSN 1809-4392

Resumo

SYLVESTER-BRADLEY, Rosemary; BANDEIRA, Adelmar Gomes  e  OLIVEIRA, Luiz Antonio de. Fixação de nitrogênio (redução de acetileno) em cupins (Insecta: Isoptera) da Amazônia Central. Acta Amaz. [online]. 1978, vol.8, n.4, pp.621-627. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921978084621.

Vinte e uma espécies de cupins foram coletadas de seus cupinzeiros em áreas de pastagem, floresta secundária e floresta primária, numa fazenda na Amazônia Central no Brasil. A atividade de nitrogenase associada com os cupins foi testada imediatamente pelo método de redução de acetileno. Todas as atividades maiores (acima de 100 nmoles C2H4 produzidos/g de peso seco/hora) ocorreram em cupins do gênero Nasutitermes coletados na pastagem. Nasutitermes é conhecido como o gênero mais comum na área. As taxas de redução de acetileno detectadas em cupins da floresta primária e secundária foram mais baixas que na pastagem; porém, cupins do gênero Nasutitermes não foram testados na floresta secundária. A diferença da taxa de redução de acetileno entre os operários e soldados foi pequena. As taxas foram lineares dentro de períodos de três horas de incubação, exceto em dois de nove casos. A fixação de nitrogênio associada com cupins pode ser um fator ecológico importante na Amazônia Central.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )