Acessibilidade / Reportar erro

Relações antigênicas entre peixes comuns à bacia do rio Amazonas * * — Versão original Inglesa publicada em Comp. Biochem. Physiol. vol. 62A(1). 1379.

Resumo

Utilizando antissoro para hemoglobinas de carpa e truta, as hemoglobinas de peixes comuns do rio Amazonas exibiram vastas reações cruzadas. Enquanto nenhuma hemoglobina de peixe precipitou com antissoro de truta 4 (componente anódico), muitas hemoglobinas participaram tanto com antissoro de truta 1 (componente catódico) ou com hemoglobina de carpa. Vários padrões de reatividade podem ser descritos entre as hemoglobinas polidispersas de várias espécies que foram analisadas por separação eletroforética dos componentes e uma determinação da habilidade de reagir dos componentes individuais com os dois tipos de antissoro. O mais notável foi a diferente reatividade notada entre os Siluriformes "catfish" onde as hemoglobinas dos "catfishes" de respiração aérea reagiram mais fortemente com o soro antitruta 1 do que com soro anticarpa enquanto as hemoglobinas de "catfish" respiração branquial se comportaram de modo reciproco.

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Av. André Araujo, 2936 Aleixo, 69060-001 Manaus AM Brasil, Tel.: +55 92 3643-3030, Fax: +55 92 643-3223 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: acta@inpa.gov.br