SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Modelo de fracionamento isotópico da água na bacia Amazônica (Primeira aproximação)O campo do fluxo de vapor dágua atmosférico sobre a região Amazônica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967On-line version ISSN 1809-4392

Abstract

FEARNSIDE, Philip M.. Previsão da produção bovina na rodovia Transamazônica do Brasil. Acta Amaz. [online]. 1979, vol.9, n.4, pp.689-700. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921979094689.

O governo brasileiro está atualmente promovendo o desenvolvimento de pastagens para gado em vastas áreas da Bacia Amazônica, por meio de um programa de incentivos fiscais e tributários. Este fato tem sido encorajado por declarações recentes, de que as pastagens melhoram a qualidade dos solos, possivelmente podendo propiciar uma produção bovina por tempo indeterminado. Cálculos da produtividade bovina prevista para áreas, como as adjacentes à rodovia Transamazônica. feitas por vários métodos, levam à conclusão que as expectativas são demasiadamente otimísticas. O presente trabalho desenvolve equações para a previsão de produção de gado, numa área de estudo ao longo da Transamazônica, levando em consideração os efeitos dos nutrientes do solo e a competição com plantas invasoras. Níveis baixos de fósforo no solo e a invasão de ervas não comestíveis reduzem a produção de gramíneas e. conseqüentemente, de gado. a níveis muito baixos. Apresenta-se os resultados de uma simulação por computador acerca da produção de gado baseada tanto nas relações desenvolvidas ligando as produções a nutrientes do solo e a invasoras, quanto nas informações sobre solos colhidas na área de estudo na Transamazônica. A simulação das pastagens é parte de uma simulação maior do agro-ecossistema dos colonos da Transamazônica. cujo objetivo é estimar a importância de vários fatores na capacidade de suporte dessa área, para populações humanas. Embora o estudo da capacidade de suporte mostre que a agricultura baseada principalmente em culturas anuais apresente grandes riscos, coloca também em dúvida a pressuposição de rendimentos seguros e contínuos, pelos projetos de desenvolvimento de pastagens promovidos atualmente na Amazônia brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )