Acessibilidade / Reportar erro

Idade fisiológica, variação sazonal e periodicidade diurna de quatro populações de Tabanidae (Diptera) no Campus Universitário, Manaus, Brasil (* * — Parte da tese apresentada pelo primeiro autor ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Fundação Universidade do Amazonas (FUA) como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Biológicas. )

Resumo

As quatro populações estudadas, Tabanus dorsiger var. dorsovitattus, T. d. var. modestus, T. importunus e Phaeotabanus cajennensis, apresentaram baixa oniparidade sazonal. A duração do ciclo gonotrófico foi uniforme, atingindo estádio V de Christophers em 120 horas, após um repasto sangüíneo completo. A maioria das fêmeas capturadas que chegavam para alimentação tinha o folículo em estádio II. Apenas P. cajennensis não foi registrada durante todo ano, deixando de ocorrer de dezembro a princípio de fevereiro, no início da estação chuvosa. A atividade de vôo foi maior no período da tarde e diferenças de atividade entre fêmeas nulíparas e oníparas não foram significativas (x2>0,05).

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Av. André Araujo, 2936 Aleixo, 69060-001 Manaus AM Brasil, Tel.: +55 92 3643-3030, Fax: +55 92 643-3223 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: acta@inpa.gov.br