Acessibilidade / Reportar erro

Os Argulídeos (Crustacea: Branchiura) da Amazônia Brasileira, 2. Aspectos da ecologia de Dolops geayi Bouvier, 1897 e Argulus juparanaensis Castro, 1950. (1 (1) — Parte da Tese de Mestrado apresentada ao curso de pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Fundação Universidade do Amazonas. )

Resumo

A especificidade parasitária, áreas de fixação, hospedeiros naturais, índices de infestação e variação sazonal de Dolops geayi e Argulus juparanaensis foram estudados durante o período de março de 1979 a março de 1980, na área do Janauacá, um lago de várzea da Amazônia Central. A sazonalidade revelou um estreito relacionamento com a variação do nível da água, sendo que o pico máximo de infestação do D. geayi ocorreu na estação de rio cheio (junho) e o mínimo na estação de seca (outubro). O D. geayi apresentou uma certa especificidade parasitária ocorrendo em quatro espécies de peixes incluídas em três famílias, uma da Pimelodidae, uma da Erythrinidae e duas da Cichlidae. Devido a baixa ocorrência não foi possível avaliar a especificidade e a sazonalidade de A. juparanaensis. Ambas espécies foram encontradas parasitando a cavidade branquial de seus hospedeiros.

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Av. André Araujo, 2936 Aleixo, 69060-001 Manaus AM Brasil, Tel.: +55 92 3643-3030, Fax: +55 92 643-3223 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: acta@inpa.gov.br