Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DA FLUTUAÇÃO DO NÍVEL DA ÁGUA SOBRE A DENSIDADE E COMPOSIÇÃO DO ZOOPLÂNCTON EM UM LAGO DE VÁRZEA DA AMAZÔNIA, BRASIL * * Este trabalho é parte da Tese de Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior - INPA/FUA.

Resumo

Os efeitos da flutuação do nível da água sobre a comunidade zooplanctônica do Lago Grande (Rio Solimões, Brasil) foram investigados no período de abril de 1979 a março de 1980. Amostras quantitativas de zooplâncton e medidas de profundidade do lago e de transparência da água foram tomadas em duas estações localizadas no meio do lago. A maior densidade de zooplâncton foi observada durante a época seca e provavelmente está relacionada com: 1) o material orgânico proveniente da floresta inundada que durante a vazante, entra na região limnética; 2) com o sedimento que se mistura na coluna d'água quando o lago fica muito seco. Os efeitos da alta turbidez sobre a comunidade zooplanctônica são também discutidos especialmente em relação à Cladocera.

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Av. André Araujo, 2936 Aleixo, 69060-001 Manaus AM Brasil, Tel.: +55 92 3643-3030, Fax: +55 92 643-3223 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: acta@inpa.gov.br