SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Efeito da cobertura morta sobre a produção de pimentão (Capsicum annum)Estudo das épocas de semeadura de soja em condições de terra firme na região de Manaus - AM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967On-line version ISSN 1809-4392

Abstract

VENTURIERI, Giorgini Augusto; MARTEL, Jorge Hugo Iriarte  and  MACHADO, Glória Maria Escalante. Enxertia do cupuaçuzeiro (Theobroma grandíflorum (Wild ex Spreng) Schum) com uso de gemas e garfos com e sem toalete. Acta Amaz. [online]. 1986, vol.16, pp.27-40. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921986161040.

Visando obter informações sobre a melhor técnica de enxertia em cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum (Wild ex Sprebg) Schum), são estudadas neste trabalho seis diferentes modalidades: Forket; enxertia de "placa de seringueira"; escudo; "Tê" invertido; garfagem lateral no alburno e garfagem de topo em fenda cheia. Essas técnicas foram combinadas com e sem corte prévio de 2/3 da parte apical de cada uma das folhas do material matriz (toalete). Os enxertos, foram amarrados com fita plástica e as garfagens, protegidas com sacos plásticos de polietileno transparentes. As mudas, durante todo o experimento, permaceceram em canteiros, protegidas por três telas de nylon verde, sobrepostas. Os dados evidenciaram que o uso de toalete prejudicou o pegamento, provavelmente devido a interferência no balanceamento hormonal nos enxertos. As técnicas consideradas como as melhores foram: garfagem lateral no alburno e a enxertia de placa de seringueira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )