SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1-2ESTRATIFICAÇÃO E DENSIDADE DE INVERTEBRADOS EM SOLO ARENOSO SOB FLORESTA PRIMÁRIA E PLANTIOS ARBÓREOS NA AMAZÔNIA CENTRAL DURANTE A ESTAÇÃO SECAPindapixara tatira gen. et sp. n. (COPEPODA: ERGASILIDAE) DAS BRÂNQUIAS DE Hoplias malabaricus (BLOCH, 1794) (CHARACIFORMES: ERYTHRINIDAE) DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Amazonica

versão impressa ISSN 0044-5967versão On-line ISSN 1809-4392

Resumo

HARDY, Elsa. R.  e  DUNCAN, A.. Efeitos da Temperatura e Concentração de Alimento na Historia de Vida de Tropical Cladocera (Daphnia Gessneri Herbst,Diaphanosoma SarsiRichard, Moina reticulata Daday,)) I. Tempo de desenvolvimento. Acta Amaz. [online]. 1994, vol.24, n.1-2, pp.119-134. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921994242134.

Os efeitos de temperatura e concentração de alimento na duração do desenvolvimento embrionário e postembrionário de três espécies tropicais, Daphnia gessneri(1.5mm), Diaphanosoma sarsi(1.2mm) and Moina reticulata(0.8mm), foram investigados como parte dos estudos de ciclo de vida incluindo crescimento, tamanho do corpo e reprodução. Estes são os primeiros estudos experimentais realizados com estas espécies. Os experimentos de crescimento de longa duração foram feitos em condições controladas de laboratório em todas as combinações de temperature (22°C, 27°C e 32°C) e concentração constante de alimento (0.03, 0.05,0.10,0.25, 0.50 and 1.00 mgC/L) de alga verde unicelular Scenedesmus acutus.Os animais foram analisados duas vezes por dia durante o ciclo de vida desde neonata ao terceiro estádio adulto. Nas três espécies, a temperatura exerceu um maior efeito no tempo do desenvolvimento embrionário mas ocorreu também um pequeno efeito de concentração de alimento. Em Daphnia gessneri, a duração postembriônica permaneceu mais ou menos a mesma na concentração de alimento de 0.25 mgC/L mas foi influenciada pela temperature. Na concentração de 0.1 mgC/L ou mais baixa, a duração postembrionária tornou-se mais prolongada, particularmente em alta temperatura. O valor absoluto do nivel crítico de concentração de alimento foi afetado pela temperatura: em D. gessneri, foi 0.1 mgC/L em 22°C e 27°C mas aumentou em 32°C (entre 0.25 e 0.50 mgC/L). Na mesma temperatura de 27°C, o nivel crítico de alimento variou entre as espécies: foi mais alta (0.25 mgC/L) para D. sarsi e mais baixa (0.05 mgC/L) para M. reticulata comparada com D. gessneri (0.1 mgC/L). Em ambos, no desenvolvimento embrionário e postembrionário ocorreu o efeito do tamanho do corpo visto que as durações absolutas foram mais longas nas espécies maiores e mais curtas.na espécie menor. Nas três espécies, o prolongamento do desenvolvimento postembrionário nas combinações de alta temperatura e menores concentrações de alimento foi acompanhado por aumento no número de estádios juvenis.

Palavras-chave : Daphnia gessneri; Diaphanosoma sarsi; Moina reticulata; Tropical; Experimentos; Embryonic(Dc); Postembryonic development (Dj); Ratio (DJ Dc); Nível crítico de alimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )