SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Relações cálcio, magnésio e potássio sobre a produção de matéria seca de milhoCaracterização do regime pluviométrico da região do projeto Rio Formoso na bacia do Araguaia, to., Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Amazonica

versão impressa ISSN 0044-5967versão On-line ISSN 1809-4392

Resumo

CONSERVA, Auristela dos Santos  e  PIEDADE, Maria Teresa Fernandez. Ciclo de vida e ecologia de Paspalum fasciculatum Willd. ex. Fluegge (Poaceae), na várzea da Amazônia central. Acta Amaz. [online]. 2001, vol.31, n.2, pp.205-205. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-43922001312220.

Paspalum fasciculatum é uma robusta gramínea C4, perene, de ocorrência nas várzeas da Amazônia Central. Para estabelecer a ecologia e o ciclo de vida da espécie em relação as flutuações anuais do nível do rio, vinte plantas foram marcadas ao acaso e acompanhadas mensalmente, de setembro/95 a agosto /96, em duas áreas entre 23 e 27 m (s.n.m.). Registrou-se o comprimento do talo, o número de folhas verdes e mortas, brotos, e a presença de inflorescências. Paspalum fasciculatum sincroniza seu crescimento com a fase terrestre do ciclo hidrológico, tendo atingido no período de estudo o comprimento máximo de 4,53 m. A dormência e grande tolerância dos talos a anos subsequentes de inundação e a capacidade de suportar mudanças bruscas do ambiente físico, permitem classificar a espécie como estrategista "r", altamente adaptada e representativa dos primeiros estágios de colonização das margens sedimentares de rios e lagos de várzea.

Palavras-chave : Paspalum fasciculatum; ciclo de vida; áreas inundáveis; várzea; Amazônia Central.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )