SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Desmidioflórula de um Lago da Planície de Inundação do Rio Acre, Estado do Amazonas, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Amazonica

versão impressa ISSN 0044-5967

Resumo

MARTINS, Lúcia Helena Pinheiro; MIRANDA, Ires Paula de Andrade  e  NUNES, Cley Donizeti. Morfologia Polínica de Populações Amazônicas de Elaeis oleifera. Acta Amaz. [online]. 2003, vol.33, n.2, pp.159-166. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4392200332166.

Elaeis oleifera (Kunth) Cortés - Arecaceae (caiaué) apresenta características vantajosas para a hibridação com o dendê E. guineensis que variam entre populações. Com o objetivo de contribuir para a discriminação de populações amazônicas, caracterizou-se a morfologia do pólen de dez populações de caiaué (Acajatuba, Amatari, Autazes, BR-174, Careiro, Manicoré, Maués, Moura, Novo Aripuanã e Tefé). Utilizou-se o método da acetólise para eliminação do conteúdo celular e observou-se o tamanho, forma, abertura e superfície dos grãos de pólen. A população Novo Aripuanã apresentou maior tamanho médio dos grãos de pólen (49,0 μm) e as populações Amatari, BR-174 e Moura os menores (42,5 a 44,0 μm). Os grãos de pólen são elípticos ou piriformes, com abertura monocolpada e superfície microrreticulada. Observou-se, também, anormalidades morfológicas em alguns grãos. A morfologia polínica separou as populações amazônicas em três grupos e, quando associada a outras análises (isoenzimas e DNA), pode representar uma ferramenta importante na discriminação de populações.

Palavras-chave : palinologia; palmeiras; caiaué; descritores; discriminação de populações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )