SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Desmidioflórula de um Lago da Planície de Inundação do Rio Acre, Estado do Amazonas, BrasilContribuição adicional à taxonomia das espécies brasileiras deAdenophaedra e Tetrorchidium (Euphorbiaceae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Amazonica

versão impressa ISSN 0044-5967

Resumo

SARAIVA, Rita de Cássia Guedes et al. Anatomia Foliar e Caulinar de Picrolemma sprucei Hook (Simaroubaceae). Acta Amaz. [online]. 2003, vol.33, n.2, pp.213-220. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4392200332220.

Os estudos anatômicos das folhas e caules de Picrolemma sprucei revelaram que as epidermes das folhas são glabras, apresentam células de paredes onduladas e estômatos anomocíticos. O mesofilo é dorsiventral com uma camada de células em paliçada e um parênquima lacunoso. Os feixes vasculares são bicolaterais e apresentam idioblastos escuros de conteúdo tânico. No caule evidencia-se um parênquima cortical desenvolvido, com células de natureza esclerenquimática, isoladas ou reunidas em pequenos grupos, de paredes espessas. Internamente observa-se a região vascular com vasos xilemáticos isolados ou em grupos imersos em tecido fibroso, sendo o parênquima do tipo paratraqueal, vasicêntrico. Na região central encontra-se uma medula desenvolvida. Testes histoquímicos (sudam III e cloreto férrico) realizados na nervura mediana do terço médio do limbo foliar e no pecíolo revelaram respectivamente, a presença de um conteúdo tânico e óleo-resinoso em algumas de suas células.

Palavras-chave : Picrolemma pseudocoffea Ducke; caferana; Simaroubaceae; anatomia; folha; caule.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )