SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Repertório botânico da "Pitombeira" (Talisia esculenta (A. ST.-HIL.) Radlk. - Sapindaceae)Ingestão e hábitos alimentares de pré-escolares de três capitais da Amazônia Ocidental Brasileira: um enfoque especial à ingestão de Vitamina A índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Amazonica

versão impressa ISSN 0044-5967

Resumo

PAULA, José Elias. Caracterização anatômica da madeira de sete espécies da amazônia com vistas à produção de energia e papel. Acta Amaz. [online]. 2003, vol.33, n.2, pp.243-262. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4392200332262.

Foram estudadas as características anatômicas da madeira de 7 espécies ocorrentes na floresta Amazônia com vistas a geração de energia ou produção de papel. Para qualificação de madeira para produção de papel consideraram-se, dentre outros parâmetros, o coeficiente de rigidez e de flexibilidade, densidade, índice de Runkel, percentual de fibras, vasos, parênquima axial e de raios. Para produção de energia determinaram-se a densidade, a fração parede (%) das células em relação a área ocupada por cada tipo de células, percentual de fibras, de vasos e de parênquima axial e radial. O estudo foi baseado em 3 áreas de seções transversais, orientadas do centro em direção ao alburno. Com base nas características anatômicas e na densidade, Bellucia grossularioides, Cecropia palmata, Duguetia cauliflora, Eschweilera matamata e Parkia multuijuga podem ser usadas para polpa destinada a produção de papel, e Myrocarpus frondosus, Sloaneagrandis podem ser usadas na produção de carvão.

Palavras-chave : Madeiras da Amazônia; Anatomia; Energia; Papel.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )