SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Evidência para uma hipótese de estresse: o efeito do hemiparasitismo na colonização de Alchornea castaneaefolia A. Juss. (Euphorbiaceae) por insetos galhadoresCaracterização da frota pesqueira de Parintins, Itacoatiara e Manacapuru, Estado do Amazonas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Amazonica

versão impressa ISSN 0044-5967

Resumo

PINTO, Angélica Auxiliadora da Costa  e  MADURO, Cice Batalha. Produtos e subprodutos da medicina popular comercializados na cidade de Boa Vista, Roraima. Acta Amaz. [online]. 2003, vol.33, n.2, pp.281-290. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4392200332290.

O objetivo deste estudo foi identificar produtos e subprodutos de origem animal e vegetal utilizados na medicina popular que são comercializados na cidade de Boa Vista, Estado de Roraima, traçando um perfil preliminar de sua forma de comercialização. Foram identificados 117 produtos : 100 (85,5 %) de origem vegetal e 17 (14,5 %) de origem animal. Os produtos de origem vegetal de maior destaque foram o Jatobá (Hymenaea courbaril), o Barbatimão (Stryphnodendron adstrinfens), a Sucuba (Himatanthus articulatus), o Xixuá (Maytenus guianesis), a Copaíba (Copaifera officinalis) e a Pata-de-vaca (Bauhinia ungulata). A banha de Pirarara (Phractocephalus hemioliopterus) foi o produto de origem animal mais procurado pelos usuários. A maioria dos produtos identificados são originários da região Nordeste do Brasil, embora Roraima possua uma rica flora medicinal , porém, pouco explorada de forma comercial.

Palavras-chave : medicina popular; Boa Vista; Roraima; flora medicinal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )