SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2The drought of the century in the Amazon Basin: an analysis of the regional variation of rainfall in South America in 1926Exploring TM image texture and its relationships with biomass estimation in Rondônia, Brazilian Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967

Abstract

BATISTELLA, Mateus  and  MORAN, Emilio F.. Dimensões humanas do uso e cobertura das terras na Amazônia: uma contribuição do LBA. Acta Amaz. [online]. 2005, vol.35, n.2, pp. 239-247. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/S0044-59672005000200014.

O entendimento das mudanças em paisagens amazônicas depende de documentação das alterações na cobertura da terra. Este artigo parte de resultados do Experimento de Larga Escala de Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) relativos ao tema para focalizar um estudo transversal que analisa as dimensões sociais e biofísicas dessas transformações. As áreas de estudo representam um gradiente de fertilidade de solos e inclui distintos mosaicos de paisagens, desde o estuário Amazônico e a Região Bragantina até o nordeste de Rondônia. Áreas de assentamento rural são enfatizadas, devido a sua relevância social e a seus impactos sobre a cobertura das terras em escala local e regional. Para exemplificar o potencial destes estudos, apresentamos resultados comparativos para Machadinho d'Oeste e Vale do Anari, RO. A análise multitemporal utilizou imagens do satélite Landsat e levantamentos de campo. Proprietários, seringueiros, madeireiros e outros atores locais foram entrevistados sobre seus sistemas de produção e a história de uso das terras. O cálculo de métricas espaciais embasou nossas conclusões. Os resultados indicam que o desenho do assentamento e aspectos institucionais têm um papel importante no processo de alteração da paisagem. A combinação de lotes privados com reservas comuns, manejadas por populações locais, pode produzir efeitos positivos na manutenção de maiores manchas de floresta. A metodologia utilizada oferece potenciais de integração, análise e monitoramento do uso e cobertura das terras na Amazônia, visando fornecer subsídios a políticas que valorizem as dimensões sociais e ambientais do desenvolvimento da região.

Keywords : Amazônia; Rondônia; uso e cobertura das terras; dimensões humanas; LBA.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese