SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Environmental comfort of buffalo calves (Bubalus bubalis Linnaeus, 1758) on silvopastoral systems in the Eastern AmazonUrban forestry analysis in three cities of northern Mato Grosso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967

Abstract

NOBRE, Camila Pinheiro et al. Fungos micorrízicos arbusculares em sistema de aléias no Estado do Maranhão, Brasil. Acta Amaz. [online]. 2010, vol.40, n.4, pp. 641-646. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/S0044-59672010000400002.

Sistemas em aléias podem consistir numa solução para o uso da terra em regiões do Trópico Úmido. A relação dessa forma de manejo com a dinâmica dos fungos micorrízicos arbusculares (FMA) ainda é pouco compreendida. O objetivo desse estudo foi verificar a influência de leguminosas arbóreas em um sistema em aléias na capacidade infectiva e diversidade de FMA nativos em São Luís, Maranhão. Amostras de solo coletadas do sistema em aléias no campus experimental da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - São Luís, em duas épocas do ano (Julho/2006 e Abril/2007), a duas distâncias (0 m e 0,5 m) do tronco de três leguminosas (Leucaena leucocephala, Clitoria fairchildiana e Acacia mangium) e em área testemunha (sem leguminosas) na profundidade de 0 - 20 cm. O solo coletado foi utilizado para avaliar a capacidade infectiva dos FMA nativos, densidade e identificação de glomerosporos. O sistema em aléias aumenta o potencial de infectividade dos FMA nativos dependendo da espécie de leguminosa arbórea associada, estação de coleta e proximidades das árvores. Dezesseis espécies de FMA foram encontradas na área distribuídas em cinco gêneros, sendo Scutellospora o mais representativo.

Keywords : Sistema Agroflorestal; Diversidade; Micorriza.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese