SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Management of naturals of Manaus: an interpretation of sensibilization and public participation in conservation of protected areasVegetative propagation by mini-cuttings of preciosa (Aniba canelilla (H.B.K) Mez) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967

Abstract

LUCAS FILHO, Fernando Cardoso; PIO, Nabor da Silveira  and  FERREIRA, Daniel Rodrigues. Método QFD como Ferramenta para Desenvolvimento Conceitual de Produtos de Madeiras da Amazônia. Acta Amaz. [online]. 2010, vol.40, n.4, pp. 675-686. ISSN 0044-5967.  http://dx.doi.org/10.1590/S0044-59672010000400006.

O setor moveleiro caracteriza-se como um segmento que oferta produtos de diferentes formas e matérias-primas e estes produtos precisam ter diferenciais para se destacar e atrair o interesse do consumidor. Em Manaus, o comércio de moveis encontra-se num estágio considerado em evolução, podendo notar nos produtos ofertados, a total ausência de características que despertem o interesse de compra nos consumidores. Seguindo este contexto, este artigo tem como objetivo apresentar preferências em termos de produtos de madeiras da Amazônia dos consumidores de três classes econômicas - A1, B2 e C residentes na cidade de Manaus e a aplicação da primeira matriz (casa da qualidade) do método QFD para definição dos conceitos dos produtos identificados como preferidos pelas classes econômicas analisadas. Os resultados revelaram que há pouca variação nas preferências por tipos de produtos por classe econômica, propondo-se conceitualmente que os produtos incorporem os atributos tidos como preferidos por cada uma das classes econômicas analisada. Conclusões importantes: bom acabamento; design - estilo contemporâneo; preferência por madeira maciça e não por painéis (MDF).

Keywords : QFD; Setor Moveleiro; Produtos de Madeira; Madeira Amazônica; Móveis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese